AQUECENDO O FORNO : 50 QUITANDEIRAS JÁ ESTÃO CADASTRADAS PARA O 1º. FESTIVAL
- giordani oliveira ottone
- 5 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mai.

Após a fase de banho maria , momento em que foram realizados círculos reflexivos e criativos de cultura, a temperatura do forno começa a subir e só vai aquecendo o 1o. Festival de Quitandas e Mulheres Quitandeiras do Mato Dentro.
Cinquenta (50) detentoras deste valioso bem cultural das montanhas gerais já estão cadastradas para participarem do evento, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de maio, nas dependências do Centro Cultural Tapera Real, distrito de Santo Antônio do Norte/CMD.
O cadastro é resultado de um trabalho de busca ativa que incluiu navegação etnográfica sobreposta à técnicas de cartografia e georeferenciamento
O universo das inscritas é representativo das diferentes localidades e distritos, bem como da variedade de prazeres gastronômicos que estarão no cardápio.
Mais ainda, a ressonância do evento reverberou para além dos limites municipais e até mesmo quitandeiras de cidades da vizinhança, como Congonhas do Norte e Datas (Tombadouro) se apresentaram na arena criativa que vem se desenhando.
A programação, incluindo a versão para o público infantil, está em fase final de conclusão e em breve será divulgada.
Por ora é ficar com água na boca, sabendo que em tempos de copia e cola o alimento cultural que oferecermos tem caráter inédito.
Q Primeiro Festival de Quitandas e Mulheres Quitandeiras é uma realização do Centro de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Sustentável/Instituto Taperense Caminho da Liberdade, em conexão com o Programa de Valorização do Patrimônio Imaterial/ Estúdio Mídia Jovem/ Centro Cultural e suporte etnográfico e de produção da Grift Humanidades.
Entre os apoiadores se destacam o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, através de cooperação federativa estabelecida por meio do Edital Paulo Gustavo, do Programa Cultura Viva, da Rede Nacional de Pontos de Cultura. Também apoiam o evento a Prefeitura e a Câmara de CMD.

Comentários